quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Analise do filme o quarto poder

Analise do filme: o quarto poder e do documentário muito alem do cidadão Kane.
Como sabemos em todas as sociedades modernas e democráticas temos três poderes: executivo, legislativo e judiciário que são independentes entre si, contudo fala-se muito num quarto poder que é a mídia, pois ela forma opiniões e influencia as mesmas.
O filme o quarto poder vem mostrar como a mídia distorce os fatos para ganhar audiência, transformando um trabalhador desempregado e aflito num homem perigoso, em um seqüestrador de pessoas.
Na trama do filme temos o reporte Max que vai fazer uma reportagem no museu e se depara com uma situação inusitada e conflitante de um segurança reivindicando seu emprego para sua ex chefe. Ele escondido no banheiro fica observando o desenrolar dos fatos sem tomar nenhuma atitude, quando chegar um grupo de crianças e o ex segurança desesperado faz todos de reféns. Nesse momento o repórter entra em contato com o diretor ao invés da policia para dar o furo de reportagem, e passar a dar as informações de dentro do museu. Depois o ex segurança se ver na TV e percebe que tem alguém passando informações. Logo em seguida ele sai à procura e encontrar o repórter Max, que na condição de refém passar influencia nas atitudes do seqüestrador.
Depois Max consegue sair e traz uma câmera para fazer entrevistas ao vivo, fazendo com que os seus colegas mudem o perfil do seqüestrador mostrando que ele era realmente uma pessoa boa, que tem uma linda família, que tem amigos e que esta passando por um momento difícil na vida, mostrar também que o tiro foi acidental e que ele não tinha intenção de machucar ninguém.
A repercussão da entrevista de Max traz mudança na opinião publica que a principio via o seqüestrador como um mostro, e depois passar - o a ver como um pai de família aflito por perde o emprego e sem dinheiro para sustentar a mesma.
Enfim esse filme nos dar uma idéia do poder da mídia em influenciar e mudar nossas opiniões para o bem ou para o mal. Dessa forma ela (mídia) no filme transforma um trabalhador desempregado em bandido perigoso e depois faz esse bandido criado por ela em mocinho.
O documentário muito alem do cidadão kane nos traz informações de como foi criado a televisão brasileira em especial a TV globo. Nele podemos perceber que ela teve um estreito relacionamento com a ditadura militar que censurava a programação dos meios de comunicação, alem claro de distorce a realidade da noticia em proveito próprio. Dessa forma podemos ver tanto no filme como no documentário que as noticias são distorcidas para atender aos interesses pessoas dos donos das emissoras, bem como aumentar a audiência, que chamamos de sensacionalismo.
No caso da adolescente Eloa que ficou seqüestrado em São Paulo pelo namorado Lindenberg nós conseguíamos ver perfeitamente esse jogo da imprensa que muitas vezes colocava ele como um rapaz violento que batia nela, e em outros momentos como um rapaz trabalhador que fazia aquilo por amor.

Nenhum comentário: